73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br
Premiações e Reconhecimentos

Benchmarking Saúde Bahia

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebeu o Troféu Ouro do Prêmio Benchmarking Saúde na categoria Melhor Santa Casa de Misericórdia do Interior da Bahia por 3 anos consecutivos 2014/2015/2016. Além destes reconhecimentos, em 2016, as Irmãs Auxiliadoras da SCMI conquistaram segunda colocação na Categoria Obras Sociais na Bahia; e em 2013, o Diretor Administrativo Financeiro, André Fernando Wermann, recebeu a premiação na Categoria Destaque de Gestão.

Considerado “Oscar da Saúde”, o Prêmio Benchmarking elege os melhores serviços e profissionais de saúde em premiação concedida em noite de festa na capital baiana. O Benchmarking Saúde é promovido pela revista Diagnóstico tem apoio da Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), Sindicato de Hospitais da Bahia (Sindhosba), União Nacional das Instituições em Autogestão em Saúde (Unidas) e da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge). Também são apoiadores a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) e a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed)

Banco de Leite Humano é Categoria Ouro – FIOCRUZ

Pelo segundo ano consecutivo, o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi certificado na Categoria Ouro pelo Programa de Cooperação na Região Iberoamericana para troca de conhecimento e tecnologia nas áreas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano (IberBLH). O prêmio é desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz e foi recebido por toda equipe como um reconhecimento aos serviços prestados no estímulo e disseminação sobre a  importância do aleitamento materno.

O Banco de Leite Humano do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, faz parte de uma Rede de Bancos de Leite (REDEBLH), cadastrada e reconhecida pelo Ministério da Saúde dentro do seu Programa de Redução da Mortalidade Infantil.

Título de Hospital Amigo da Criança

O ano de 2015 marcou a renovação do título de Hospital Amigo da Criança renovado ininterruptamente ao Hospital Manoel Novaes desde o ano de 1995. A titulação é parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.

A renovação do título reafirma o reconhecimento ao trabalho desenvolvido, à promoção de ações de humanização de assistência materno-infantil e ao cumprimento dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, preconizados pela própria UNICEF.