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Carnaval, prepare-se: alimentação, hidratação, alegria e saúde!

Para não perder o pique e manter a saúde em dia, vamos escolhemos alimentos que o folião deve consumir, aqueles que  deve deixar de fora e quais merecem atenção nessa maratona de quatro dias intensos de comemoração.

E dicas para garantir a animação em todo o período. Bom Carnaval!

ALIMENTAÇÃO

Muitas pessoas caem na curtição e acabam comendo qualquer coisa e em horários irregulares, porém isso é um perigo, pois o seu corpo está cansado e você precisa alimentá-lo bem, sendo que muitas vezes a má alimentação pode gerar fraqueza e desnutrição.

Faça o possível para se alimentar em horários regulares e dê preferência a alimentos leves e ricos em vitaminas e proteínas, como frango e saladas bem preparadas.

Uma ótima dica para quem quer curtir o Carnaval sem se descuidar da saúde é caprichar no café da manhã, ele irá te sustentar e te dar todos os nutrientes de que você precisa.

Alimentos ricos em carboidratos como cereais, grãos e massas, mas dê preferência aos integrais. Eles ajudarão a manter a energia do corpo. Os foliões tem um gasto energético elevado, portanto é importante não deixar de repor essa energia. Os alimentos ricos em carboidratos fornecerão a energia para curtir todos os dias, dando maior sensação de saciedade.

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– Manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para um com trabalho muscular. O grupo também ajuda a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca.

– Couve, brócolis, couve-flor, repolho. São alimentos crucíferos, que auxiliam na desintoxicação do fígado, portanto são boas pedidas na luta contra a ressaca.

– Grelhados, assados e ensopados. Troque a fritura por qualquer um desses tipos de cozimento.

– Melancia. Maior parte dessa fruta é água, por isso, vale a pena apostar nesse alimento que, além de garantir energia, também hidrata.

Cuidado com os frutos do mar

Fique atento na hora de consumir frutos do mar. Se não estiverem conservados de maneira correta, podem estragar e provocar uma intoxicação alimentar séria.

– Cuidado com alimentos vendidos na praia. Preste atenção nas condições de higiene e de conservação.
– Evite ingerir alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa. A digestão fica lenta e causa sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo.

– Temperos industrializados. O alto teor de sódio presente pode favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial.

– Cuidado com o sal. Como esse é um período de mais desgaste do corpo e de hidratação mais comprometida, o ideal é reduzir a quantidade de sal na comida.

HIDRATE-SE

No Carnaval a temperatura sobe ainda mais em meio aos foliões e por isso, se hidratar é fundamental.  Pular e dançar durante cinco dias no verão do Brasil requer muita água, principalmente quem estiver tomando bebidas alcoólicas, devido ao álcool desidratar ainda mais o corpo, por isso, intercale a bebida com bastante água.

Uma boa pedida para quem vai curtir o carnaval é abusar nos sucos naturais, água de coco e também nas bebidas isotônicas, pois além de hidratar o corpo ele repõe nutrientes e vitaminas, para que você possa curtir ainda mais a festa.

– Beba de 2 a 3 litros de água por dia.

– Isotônicos são ótimos para repor sais mineiras de matéria rápida. Se a pessoa estiver muito desidratada, essa é uma boa indicação. Mas não podem ser indicados a qualquer pessoa: pacientes com insuficiência renal devem evitar essas bebidas.

– Suco de frutas ajudam a refrescar e são repletos de vitaminas. Entretanto, nenhum líquido deve substituir refeições, principalmente se a bebida for ingerida em uma alimentação pré-folia, quando o gasto de energia intenso ainda está por vir.

– Incremente o suco de laranja com couve, que ajuda a desintoxicar o fígado.

– Água de coco é um excelente repositor de líquidos e sais minerais, e é uma opção natural.

– Sentir sede é um sinal de que o seu organismo está desidratado. Nessa hora, beba muito líquido.

SE VOCÊ SABE QUE IRÁ BEBER…

– inclua o gengibre na alimentação e bebidas. Sucos que contenham gengibre também são ótimas opções, pois ele combate a náusea e tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo;

– comer um ovo depois do excesso de consumo de álcool pode também combater os sintomas da ressaca. O ovo possui uma proteína rica em cisteína, que contém glutationa, capaz de auxiliar o organismo a reverter o processo de intoxicação, provocado pela ingestão de álcool. A grande observação é nunca consumir ovo cru, já que ele possui substâncias antinutricionais – Avidina, que não ajudam a eliminar a ressaca;

– aposte no atum em lata no azeite de oliva. O peixe é rico em ômega 3, fonte de vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, fósforo, selênio, e vitaminas do complexo B. Além de ser uma fonte de proteína com baixo teor de gordura – que o corpo perde quando tem contato com o álcool. Com azeite de oliva, o atum diminui o ritmo de absorção do álcool pelo organismo.

– o álcool deve ser consumido com moderação. Para evitar os malefícios da bebida, intercale com refrigerante ou sucos na proporção de dois copos para um. As bebidas alcoólicas em geral podem desidratar, por isso, o ideal é intercalar com não alcoólicos.

Além de se preparar para a festa, os foliões ainda podem contar com uma série de alimentos que ajudam a minimizar os efeitos da ressaca, auxiliando na recuperação. Sucos detox, por exemplo, ajudam a amenizar os efeitos adversos, assim como saladas e chás limpam o fígado. Não existe um remédio que cure todos os efeitos de uma noite de bebedeira. Dessa forma, o importante é sempre manter o corpo hidratado com o consumo de muita água ou água de coco natural.

SE BEBER NÃO DIRIJA

O índice de acidente devido à embriaguez aumenta consideravelmente durante o Carnaval. Muitos foliões abusam na hora da festa e depois voltam para a casa dirigindo, isso é um grande risco e que pode ser evitado facilmente.

Um técnica muito usada e super eficaz para quem quer curtir o Carnaval e voltar para a casa em segurança é a eleição do “Motorista da rodada”, é simples, durante cada dia de festa uma das pessoas não bebe e volta dirigindo, isso faz com que todos se divirtam sem ter o perigo de acidentes. Outra opção são os serviços como Uber e taxis, eles te levam para casa com rapidez e segurança.

DICAS

– Não deixe de fazer um café da manhã reforçado antes de sair de casa. Aposte em frutas, leite, pão, cereais, queijo ou ovo.

– Para ter maior saciedade e evitar qualquer problema de ordem digestiva, faça refeições fracionadas.

– Não pule refeições ou fique horas sem comer. Algumas pessoas, no desejo obcecado pelo corpo perfeito, optam por cardápios restritivos, ingerindo apenas frutas ou só proteínas. Essas atitudes podem causar desequilíbrio do organismo ou problemas ainda mais sérios como sobrecarga renal.

– Para os dias de maior desgaste físico, escolha sapatos e roupas leves, preferencialmente de cores claras.