73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br
CAFÉ DA MANHÃ

Fazer a primeira refeição do dia é saudável e regula o processo metabólico

O que você tomou de café da manhã hoje? Não lembra? Você nem liga para o café da manhã? Uma pesquisa mostra que quem toma café da manhã tem menos problemas cardíacos.

 Por: G1/Bem Estar

              Um estudo foi realizado pelo Journal of the American College of Cardiology com 4 mil homens entre 40 e 54 anos sem nenhuma doença diagnosticada e que responderam a questionários sobre consumo de calorias em horários do dia, além de exames de imagem das artérias. Os resultados foram os seguintes: 67% comiam qualquer coisa (de 5% a 20% das calorias), 30% tomavam um café completo (mais de 20% das calorias diárias) e 3% não comiam quase nada (menos de 5% das calorias).Aqueles que driblavam o café tinham mais aterosclerose, uma circunferência abdominal maior, IMC, pressão, glicemia e colesterol maiores.

              Mas é o café da manhã que protege o coração? Não! Na verdade, a pesquisa é mais uma de várias sobre o mesmo tema que vêm sendo feita nos últimos anos e que indica que por trás da falta de café estão hábitos pouco saudáveis, como comer grandes refeições à noite, abusar de produtos processados, beber em excesso, fumar e ser sedentário. O café da manhã é apenas um indicador de bons hábitos de saúde. Importante: a pesquisa também não trata de peso, ou seja, se o café da manhã reduz ou aumenta o peso.

              Não tomar café da manhã, quase sempre significa abusar do jantar. Pode jantar, não precisa cortar os carboidratos, mas prefira uma alimentação leve e o mais cedo possível. Quanto mais tarde comemos, menos temos disponíveis as substâncias que levam as gorduras para o lugar correto, que é o tecido gorduroso subcutâneo. Quando comemos no meio da madrugada, por exemplo, essas enzimas não estão presentes e a gordura fica ali mesmo, perto da barriga, alojada nas vísceras, onde é extremamente perigosa. Os movimentos peristálticos reduzem à noite.

              Qual é o horário que nosso corpo “gosta mais” de tomar café da manhã”? O seu relógio pode dizer que é hora de trabalhar no meio da noite, mas seu corpo sabe que não é verdade. Isso acontece porque existe um relógio mais poderoso e preciso do que qualquer outro, que é nosso ciclo circadiano, uma espécie de relógio interno regulado pelo dia e pela noite. É por isso que muitas pessoas que acordam muito cedo para trabalhar, não têm vontade de tomar café da manhã. Para o corpo, ainda é hora de ficar dormindo. Essa pessoa vai estar mais preparada para comer quando está claro. Não há problema nesses casos em sair sem café e tomar, por exemplo, quando chega ao destino e já está claro.

              E por que os infartos ocorrem mais pela manhã? Porque dentro de nosso ciclo circadiano é o momento em que há elevação natural da pressão arterial e o estreitamento das artérias para preparar o corpo para o dia. Caso o paciente já tenha um bloqueio ou estreitamento, e diante dos esforços matutinos, há maior propensão para o ataque cardíaco nesse horário.

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/nao-pule-o-cafe-da-manha-fazer-a-primeira-refeicao-do-dia-e-saudavel-e-regula-o-processo-metabolico.ghtml